Levy Rei de França
Levy Rei de França

Notícias

Detalhes do item escolhido.

Os 5 níveis de mudanças como estratégia para fortalecer a sustentabilidade de um negócio

Publicado em 07 de Maio de 2020

Quando perguntado sobre um produto, nós lembramos de um acordo com uma hierarquia determinado produtos que vem à mente em primeiro lugar. Se falar de serviço também quando necessitamos de algum tipo de serviço embora várias pessoas possam fazer o mesmo serviço, o nome de alguém ou de alguma empresa vem na nossa mente em primeiro lugar. Pois bem, nós estamos no mercado e uma das perguntas que faço é o seguinte, quando é que nós vamos ser lembrados por alguma coisa, que na hora que o cliente precisar, ele poderia lembrar do nosso nome, em primeiro lugar. Porque pode ocorrer que sua empresa pode não estar sendo lembrada como gostaria. Então o que nós poderíamos fazer, para que pudesse caminhar no sentido de ser lembrado primeiro, em função de alguma particularidade específica que tivesse. Uma das perguntas que normalmente escuto, ou talvez, uma reclamação que recebo de maneira recorrente entre os empreendedores é a questão da concorrência. Eles reclamam que é difícil lidar com a concorrência, eles falam: - na hora que o negócio começa a ir bem aparece o concorrente, quando você começa a ganhar dinheiro eles aparecem. Parece que o negócio não pode dar certo. Essa é a grande reflexão, será que é possível viver nesse ambiente de negócios. Desde quando entrei no mercado de consultoria há cerca de 6 anos, depois de mais de 20 anos como empresário, nas áreas de comércio, indústria e serviço e mais 4 de anos na área pública, como dirigente municipal de educação, comecei a ler de tudo, na minha opinião, tinha que saber de tudo. Entretanto, depois que passei a assistir algumas palestras e ler alguns textos de Michael Porter, identifiquei bastante com a forma como ele aborda a questão da importância da estratégia e que vai justamente ao encontro dessa peça faltante, desse vazio que os empresários têm de lidar com a concorrência. Então nesse texto, nessa oportunidade que tenho agora, vou justamente mostrar que existe solução para isso. A solução não é uma receita de bolo, mas é uma forma de pensar diferente, mas que têm de ser incorporada, tem que ser recorrente e tem que virar um hábito. Nesse paper acredito que já tenho os elementos necessários, para oferecer uma proposta a questão da concorrência, não só por reflexão, mas até por uma questão de prática de vida. Também porque já orientei alguns empreendedores e percebi que eles tiveram excelentes resultados, nunca imaginavam refletir e agir da forma como sugeri. Dessa forma, posso me atrever a fazer um texto no sentido de mostrar que tem alternativa, para o empreendedor ter uma empresa mais sustentável na atividade que trabalha, a curto prazo e médio prazo. Da mesma forma, também ser reconhecido no mercado de consultoria por esse diferencial, que é analisar e apurar a estratégia de cada empresa, segundo uma mentalidade, por uma forma de pensar, que tenho desenvolvido e criado ao longo do tempo.